quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Aluno:Elton Harold Oelke Rodrigues   n°08  1° ano "A"
Trabalho de Sociologia  

Controle Social

De um modo geral, controle social é um conceito que se refere às maneiras como os pensamentos, sentimentos, aparência e comportamento de pessoas são regulados nos sistemas sociais e instituiçoes. Até certo ponto, o controle é exercido através de várias formas de coerção, variando, desde a capacidade de um pai restringir fisicamente seu filho à autoridade do sistema de justiça criminal de condenar à prisão indivíduos julgados culpados de crimes, até médicos de aplicarem drogas que tornam mais controláveis pacientes difíceis.
A coerção, porém, é em geral ineficaz como único meio de controle social. Muito mais importante é o processo de socialização, mediante o qual pessoas vêm a se identificar com o sistema social, seus valores e normas e, dessa maneira, adquirem interesse na manutenção dos mesmos, bem como o senso de pertencer ao sistema. O medo do ridículo ou de exclusão, por exemplo, constituí um induzimento poderoso para conformar-se, como também o risco de passar por vergonha. É também importante o induzimento de culpa, conseguido através da internalização de padrões
morais durante a socialização. Subjacente a tudo isso há a creança fundamental em que os sistemas sociais e suas normas são legítimos e, por conseguinte, de cumprimento obrigatório por nós, como deles participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário